Esportes

Cria de Niterói na disputa pelo Pan-Americano de Wrestling

Imagem ilustrativa da imagem Cria de Niterói na disputa pelo Pan-Americano de Wrestling
|  Foto: Foto: Divulgação
Yan Landim é um dos destaques brasileiros no estilo greco-romano. Foto: Divulgação

O atleta Yan Landim, de 16 anos, embarcou nesta terça-feira (8) para a disputa do Campeonato Pan-Americano de Wrestling, no México. Membro da equipe Niterói Wrestling, ele é um dos favoritos no estilo greco-romano até 51 quilos e foi destaque na seletiva nacional, realizada em Rio Bonito. A competição acontece nos dias 11 e 12 de junho, na Cidade do México, e será transmitida pelo site oficial da United World Wrestling.

Nascido no bairro Nova Cidade, em São Gonçalo, e criado em Niterói, Yan conheceu a modalidade 2016, aos 11 anos, quando iniciou os treinamentos junto dos irmãos Paulo Junior e Yuri Landim, no Complexo Esportivo do Caio Martins, em Icaraí. Com o passar do tempo, acabou se apaixonando pelo esporte e hoje é um dos destaques brasileiros da categoria.

"Fiquei super feliz quando conquistei a vaga para o Pan Americano. Representar o Brasil sempre foi o meu grande sonho. Me dediquei por completo aos treinos, e agora estou colhendo os frutos de todo o meu esforço"

Atualmente, Landim realiza os treinamentos no 12° Batalhão da Polícia Militar de Niterói, local com o qual sua equipe tem uma parceria que oferece treinos gratuitos a crianças e jovens o esporte, desenvolvendo não apenas grandes atletas, mas grandes seres humanos - com os valores de disciplina, respeito e espírito de equipe.

Yan também teve a oportunidade de realizar parte da sua preparação para o Pan junto à equipe da Seleção Brasileira Sênior de Greco-Romana. Ele tem como espelho os atletas Joílson Júnior, da categoria até 77 quilos, e Igor Queiroz, da categoria de até 97 quilos.

Com quase 19 anos de estrada no esporte, há 6 meses como treinadora, Dailane Reis, explica que começou na mesma equipe de Landim, e juntos tiveram como professor Flávio Cabral, que em janeiro 2021 se tornou presidente da Confederação Brasileira de Wrestling (CBW).

"Assumi a equipe para não deixar o legado dele na mão, onde temos grandes talentos a explodir na modalidade. É uma honra poder fazer parte de processo do Yan e ensinar tudo que aprendi durante a minha vida de atleta. Ele é um menino muito disciplinado e toda essa conquista é por mérito de sua determinação"

Apesar da pouca idade, Yan Landim já acumula resultados expressivos. Ele é Campeão Brasileiro Sub-15 (2018 e 2019), Campeão Estadual (2018 e 2019) e 5° lugar no Mundial Escolar 2019, disputado na Hungria. Além disso, Yan também foi destaque do Pan-Americano Sub-15, em 2019, com a medalha de bronze no estilo livre e com a prata no greco-romano.

Treinos no 12º BPM

Quem tiver interesse em participar dos treinos no 12° BPM pode entrar em contato pelo telefone (21) 97101-7809 e procurar por Tânia Regina, que administra o local junto à professora Dailane Reis. Os treinos ocorrem de segunda à sexta-feira, das 18h às 20h30.

< Novo circuito turístico para ciclistas em Niterói Dia dos Namorados com expectativa de aumento nas vendas no estado do Rio <